07/12/2010

Tributo ao arroz com feijão

Só quem esteve fora do Brasil por um tempo sabe a falta que faz um bom prato de arroz com feijão. Uma vez no estrangeiro, não há nada que seja remotamente parecido. Há arroz só, ou feijão só (nunca o preto, nunca o roxinho!), mas a sublime combinação entre os dois, nadica de nada. Recentemente, o flamenco, o canto da Sibila e os Castells catalães foram escolhidos pela Espanha para candidatar-se a patrimônios imateriais da humanidade. Daí que faço a sugestão: o Brasil poderia escolher o nosso inefável arroz com feijão para concorrer ao prêmio da Unesco. A fina mistura entre estes dois cereais nobres é digna de figurar entre os melhores pratos da culinária universal. Especialistas já a avalizaram como um dos pratos mais nutritivos que existem. E nada se compara ao sabor de semelhante iguaria, sobretudo quando temperada com alho, sal, cebola, uma folha de louro, algum toucinho e um dedo de pimenta. Lembro-me com saudade de como vão bem arroz, feijão carioca, bife de boi, salada e ovo frito. Ou ainda de uma boa panela de carne cozida com batata, couve, arroz, feijão e torresmo – para os pingófilos, com uma pinga de aperitivo. Chega a dar água na boca. Mas as qualidades do mais brasileiro dos pratos vão ainda mais além: trata-se de um prato democrático, ecuménico, multicultural e cidadão. Alimenta brasileiros de todas as colorações, de todos os sexos, está na mesa do pobre, do rico, do branco, do negro, do amarelo, dos petistas e dos “democratas”. Alho picadinho, sal e uma folha de louro frigindo na gordura… ay, ay, ay.

2 comentários:

Eugênio Magno disse...

Caro companheiro,

Não sei como (se puder me ajude), mas quero ver o filme que você me indicou, "Biutiful" do Iñarritú.

Estou gostando muito dos seus textos sobre essa sua passagem pela Espanha. Todos eles me impactaram muito, seja pela precisão aguda com que você narra os acontecimentos, seja pelos fatos em si. "Espanha profunda", em especial, me tocou mais, pelos personagens descritos e pelas imagens poéticas que evoca.

Queria te pedir autorização para publicar um desses textos em meu blog. Caso tenha fotos que contribuam / dialoguem com os textos mande umas três para o meu e-mail que farei uma edição das mesmas junto a um dos textos e publico no minasegerais, ok?

Segura a onda que falta pouco tempo pra você descer os beiços no arroz com feijão.

Abração,
Eugênio

Paulo Barbosa disse...

Meu caro Eugênio. Muchas gracias, este elogio, partindo de você, que é um mestre da palavra, muito me gratifica. Esteja à vontade para reproduzir o texto como quiser. Estas coisas partem também de uma grande angústia em estar aqui, distante. Ontem, conheci um casal muito simpático. Trata-se de um espanhol (catalão) e uma colombiana. Eles são muito politizados e me abriram a cabeça para o fato de que há, extra-oficialmente, um pensamento político muito avançado por aqui. Depois te dou mais detalhes, ¿vale? Quanto a "Biutiful", não deve demorar a entrar em cartaz por aí. Fique de olho. Abração.